Tuesday, November 28, 2017

BLACK PRINCE no Funchal


Fotografia minha do paquete norueguês BLACK PRINCE de 1966 no porto do Funchal. O BLACK PRINCE operou ao serviço da companhia Fred. Olsen de 1966 a 2009 e efectuou mais de 500 escalas no Funchal, numa primeira fase em viagens regulares de inverno (Setembro a Maio) a partir de Tilbury, Londres, em conjunto com o irmão BLACK WATCH, depois a partir de 1970 num itinerário também de inverno com saídas de Roterdão e rotação quinzenal mantido até 1986. Seguiu-se a modernização do navio e o seu regresso com casco branco, que se prolongou até 2009, quando foi vendido à Venezuela.

Saudades do BLACK PRINCE no Funchal e do porto do Funchal nos tempos em que lá atracava o BLACK PRINCE. Entretanto muita coisa mudou, mudou a configuração do porto, mudaram muito os navios. Nem tudo foi para melhor, fizeram-se algumas asneiras crassas em investimentos infelizes no Funchal. E povoada com três monstros contemporâneos, a Pontinha enche, perdeu-se a escala tradicional nesta vertigem de se querer sempre mais e maior. Maior mesmo, no Funchal, precisava-se era do cais da Pontinha, que necessita urgentemente de ser prolongado, mas de momento não vejo ninguém com visão para avançar com esta obra.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: