Thursday, June 01, 2017

SANTA LIBERDADE


SANTA LIBERDADE foi o nome que o grupo de Galvão e Delgado atribuíram ao Paquete SANTA MARIA em 1961, por iniciativa própria, quando do assalto àquele navio, para uns triste episódio, para outros inspirada manifestação de resistência ao regime da época. 
Vem isto a propósito de, para mim, a liberdade ser um bem absolutamente necessário. Respiro liberdade no mesmo grau em que o mar me fascina. Desde sempre, sem que me considere livre nem veja o mar cumprido na sua dignidade de desígnio português. Não sou infeliz por isso, não me vencem a indiferença e a ignorância. Vou continuar a lutar sempre pelo que acredito mesmo que alguns me olhem como arrogante ou Velho do Restelo. 
E o que é que a Santa Liberdade tem a ver com Portugal e o nosso Mar? 
É que sem Mar não há Liberdade e sem navios, navegações e actividades marítimas não haverá nunca mais Mar Português digno das nossas capacidades e desse Desígnio Nacional hoje tão apregoado em discursos vazios por todo o lado. 
Não há Liberdade sem Mar porque uma economia sem Mar digno das nossas necessidades é uma economia dependente numa área fundamental para que o desenvolvimento deixe de ser uma frase de recurso tão hipócrita como tantas outras feitas mais de propagandas sectoriais e de oportunismos, do que de verdades incómodas. 
E já agora, para terminar esta dissertação libertária e marítima, a aventura de Galvão e Delgado teve um custo importante: Dezasseis Mil contos, foi quanto custou o desvio. Era muiiiito dinheiro em 1961,
Quem pagou a conta? 
A Companhia Colonial de Navegação, pois em 1961 como agora, os Armadores pagavam as contas todas. Só que hoje quase não há armadores e os que teimaram em continuar a ter navios a navegar fugiram daqui, para paraísos, provavelmente sem dezenas de virgens, mas sem físcos gananciosos. 
A título de reparo dessa injustiça, pois ninguém agradeceu este sacrifício da CCN, e inspirado na recente promoção do Aeroporto de Lisboa a Aeroporto Roberto Delgado, proponho que a Gare Marítima de Alcântara se passe a chamar Gare Marítima Bernardino Corrêa.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment