Tuesday, May 02, 2017

Carreira da América Central


Um dos serviços regulares de maior prestígio assegurado pela Marinha Mercante portuguesa no terceiro quartel do século XX foi a carreira da América Central, da Companhia Colonial de Navegação, mantida durante perto de 20 anos, mais precisamente de Agosto de 1953 a Abril de 1973.

A ideia desta carreira nasceu de uma sugestão do ministro da Marinha Américo Tomás, que em dada altura propôs que, após a entrada ao serviço dos novos paquetes VERA CRUZ e SANTA MARIA  na linha da América do Sul, em 1952-53, se poderia utilizar ainda por alguns anos o paquete SERPA PINTO numa linha complementar para os portos do norte do Brasil e a Amazónia, à semelhança do que fazia a Both Line, de Liverpool, cujos paquetes escalavam Leixões, Lisboa e o Funchal.
O estudo então feito pela Administração da CCN concluíu que em alternativa ao Norte do Brasil, uma linha ligando Lisboa, Vigo, a Madeira e as Canárias aos principais portos da América Central teria mais viabilidade e assim inaugurou essa carreira em 1953, com muito bons resultados. 
O SERPA PINTO acabou por ser vendido para sucata em 1955, com 40 anos de idade, e a linha da América Central passou a ser assegurada pelos novos transatlânticos da carreira da América do Sul, passando o VERA CRUZ e o SANTA MARIA a alternarem viagens em cada um desses serviços, até que no final da década de 1950 passou a ser o SANTA MARIA a fazer essa linha, com dez viagens anuais com partidas de Lisboa a cada 5 semanas.
De referir que além dos três paquetes já referidos, o PÁTRIA chegou a fazer também viagens à América Central. Tudo acabou em 1973 com a venda precipitada do SANTA MARIA para desmantelar, e o fim da carreira.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: