Tuesday, March 22, 2016

n/m ANTONIO PACINOTTTI da companhia Itália

A reconstrução da marinha mercante francesa após a segunda guerra mundial incluiu uma série
 de navios mistos de passageiros e carga, dos quais três gémeos destinados à linha Marselha - Vietnam, um dos quais foi o paquete EDOUARD BRANLY, entrado ao serviço em 1953. Com a independência da Vietnam, em 1957 estes três paquetes foram vendidos à companhia estatal italiana Italian Line e convertidos para a linha Mediterrâneo - América do Norte - Pacífico, pasando cada navio a transportar apenas 12 passageiros. 
O EDOUARD BRANLY passou a chamar-se ANTONIO PACINOTTI e serviu a Itália até 1975, quando foi transferido para outra companhia do Grupo Finmare, o Lloyd Triestino e colocado na carreira da África do Sul. Em 1979 este navio foi demolido em La Spezia.
Não me lembro de nenhum destes navios em Lisboa, mas recordo um deles em navegação ao largo do Funchal, muito próximo da piscina do Lido em 1970, durante a travessia do Atlântico rumo ao canal do Panamá. As fotografia que apresentamos foram registadas, de cima para baixo, em São Francisco, em Vancouver (1962) e em Durban, estas com as cores do Lloyd Triestino, fotografado por Trevor Jones.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: