Monday, April 08, 2013

Aviso NRP GONÇALVES ZARCO



Na década de 1930 a esquadra portuguesa foi renovada no âmbito do programa naval do almirante Magalhães Correia, tendo sido construídos em Inglaterra dois avisos de segunda classe idênticos, o GONÇALO VELHO e o GONÇALVES ZARCO, ambos aumentados ao efectivo em 1933.
Estas imagens do GONÇALVES ZARCO resultam da digitalização de antigos postais publicados nas décadas de 1930 a 1950 e dos quais comprei diversos exemplares no Museu de Marinha em criança por 50 centavos cada. O GONÇALVES ZARCO prestou serviços relevantes durante mais de 30 anos, até ser abatido em 1964. O casco foi depois transformado em batelão tendo prestado serviço no Tejo no transporte de cargas a granel ao serviço da Empresa Tráfego Estiva. Digitalizações enviadas por Nuno Bartolomeu, a quem agradecemos a colaboração.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: