Wednesday, September 26, 2012

TESOUROS DO MUSEU DE MARINHA


No passado dia 20 de Setembro o MUSEU DE MARINHA de Lisboa comemorou os 50 anos da sua instalação nos Jerónimos com uma sessão solene presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes. 
Com efeito as actuais instalações do MUSEU DE MARINHA foram inauguradas a 15 de Agosto de 1962 pelo Presidente da República de então, Almirante Américo Tomás, acompanhado do Cardeal Patriarca Gonçalves Cerejeira e pelos Ministros da Marinha e Exército.
As comemorações de 20 de Setembro incluíram a apresentação do livro TESOUROS DO MUSEU DE MARINHA, editado pela Comissão Cultural da Marinha, uma obra excelente de divulgação do acervo do museu, com 304 páginas e um padrão de qualidade muito elevado.
Na ocasião foi reaberta a Sala da Marinha Mercante, que se encontrava encerrada há diversos anos, e foram inaugurados dois novos núcleos museológicos dedicados à GUERRA DO ULTRAMAR e à MARINHA DE GUERRA DO SÉCULO XXI. Foi anunciado que a partir de agora as Reservas do Museu de Marinha passarão a poder ser visitadas a pedido. Para 2013 está prevista a comemoração dos 150 anos da fundação do Museu, que ocorreu em 1863 por iniciativa do Rei D. Luís. 
Com os melhoramentos agora abertos ao público, justifica-se uma nova visita ao Museu de Marinha, um dos melhores do mundo, um espaço de cultura naval e marítima de grande nível.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: