Thursday, September 27, 2012

Milhões perdidos com cancelamentos de navios de cruzeiros

Desde 17 de Setembro que a maioria dos portos portugueses está paralisada devido à greve dos pilotos dos portos e barras, à paralisação dos estivadores e dos trabalhadores das administrações portuárias, que se foram sucedendo umas às outras, tendo sido retomada na terça-feira a paralisação dos pilotos da barra, que se prolonga até segunda-feira.
O presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), João Carvalho, disse hoje à Lusa que 10 cruzeiros foram afectados pelas greves só no Porto de Lisboa, tendo sete sido cancelados, um adiado para Outubro e dois encaminhados para o Porto de Leixões, não afectado pela paralisação.
Na quarta-feira, a Câmara Municipal de Portimão apelou ao ministro da Economia para que interviesse de modo a pôr fim às greves nos portos e disse que já foram canceladas seis escalas de cruzeiros naquela localidade do Algarve, com outras cinco em risco no prazo de uma semana.
“No conjunto tememos que venham a afectar 16 navios de cruzeiro”, afirmou à Lusa o vice-presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo, João Welsh, que colocou o impacto da situação na ordem dos “milhões de euros”.
De acordo com João Welsh, para os Açores não estavam previstas escalas de cruzeiros, enquanto o Porto do Funchal não terá sido afectado pela greve.
“Isto é muito mau não só pelo impacto, mas também pelas consequências nos portos nacionais a médio e longo prazo. As companhias de cruzeiro poderão retirar os portos portugueses da sua programação dos próximos anos”, alertou o vice-presidente da APAVT, que lembrou o crescimento sentido nesta vertente turística nos últimos anos.
Por outro lado, o presidente do IPTM referiu que este “é um sector normalmente com perturbações, em qualquer parte, por isso os armadores, ou grandes grossistas turísticos já sabem destas coisas”.
Texto da Lusa e imagens LMC /Text by Lusa and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: