Thursday, July 28, 2011

COSTA MARINA DESPEDIU-SE DE LISBOA






Foi uma última escala discreta sem comemorações, a visita de ontem, 27 de Julho de 2011, do navio de cruzeiros italiano COSTA MARINA a Lisboa. O navio já se encontra vendido e, completado o actual programa de cruzeiros em Novembro, será entregue a novos proprietários cuja identificação não foi ainda divulgada oficialmente embora tudo indique que será uma nova operadora de cruzeiros da Coreia do Sul.
Construído em 1968-69 em Turku, Finlândia, para a companhia sueca Johnson Line, este navio simpático e original começou a sua vida árdua nos mares como porta-contentores AXEL JOHNSON, primeiro de uma série de cinco navios gémeos muito bonitos e rápidos, com 23 nós de velocidade de serviço. Destinou-se a uma linha regular entre o Norte da Europa e a costa ocidental dos EUA e Canadá via Panamá.
Em 1985 foi vendido a um armador grego para transformação em navio de cruzeiros, o que viria a ser concretizado em 1988-1990 no estaleiro Mariotti, em Génova por iniciativa da companhia Costa, então em fase de expansão da frota com quatro navios novos, dos quais o COSTA MARINA foi o primeiro. O cruzeiro inaugural teve início em Génova a 19 de Julho de 1990 e desde então o COSTA MARINA tem efectuado sempre cruzeiros numa carreira que após 21 anos irá entrar numa nova fase, ao que tudo indica, longe de Lisboa e das águas europeias. Adeus COSTA MARINA.
Fotografias de LMC no dia 27 de Julho. Que pena que não se tenha aproveitado a ocasião para uma despedida oficial aproveitando para mais uma pequena acção de promoção de Lisboa - Capital Atlântica dos Cruzeiros, tanto mais que a companhia Costa é cliente regular de Lisboa desde 1948. Mais imagens do COSTA MARINA aqui.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: