Monday, March 28, 2011

Paquetes da Carreira do Oriente

Do meu livro PAQUETES PORTUGUESES, acerca dos paquetes ÍNDIA e TIMOR construídos em 1949-1951: 
"Um dos aspectos do Despacho 100 que na época se revestiu de maior significado político foi o estabelecimento da carreira do Oriente, pela Companhia Nacional de Navegação, com os paquetes ÍNDIA e TIMOR. A construção destes dois navios registou diversos atrasos, devido aos problemas laborais e à falta de matérias-primas com que se deparou a indústria naval britânica no período do pós-guerra. Apesar de encomendados em 1946, só a 1 de Abril e a 30 de Junho de 1949 é que se procedeu ao assentamento das quilhas do ÍNDIA e do TIMOR. Os lançamentos à água efectuaram-se a 17 de Janeiro e a 2 de Maio de 1950, tendo o ÍNDIA sido entregue à CNN a 14 de Fevereiro de 1951 e o seu irmão TIMOR a 19 de Junho do mesmo ano."
Fotografia do TIMOR embandeirado em Leixões, enviada pelo Amigo Sr. Nuno Bartolomeu (Autor Fotografia FOTO MAR , Matosinhos). 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

Carlos Oliveira said...

Tenho muitas recordaç+oes deste navio onde andei embarcado