Monday, October 25, 2010

NOVAS ENCOMENDAS DE PAQUETES

O anúncio esta manhã, pela NORWEGIAN CRUISE LINE da encomenda de dois novos navios de cruzeiros para entrarem ao serviço em 2013 e 2014 é o que se chama uma boa notícia.
Boa notícia porque se traduz num investimento de 1200 milhões de euros, garante a continuidade do emprego no estaleiro Meyer, de Papenburg, e dá novas indicações de crescimento para os cruzeiros internacionais, numa altura em que se fazem investimentos importantes em Lisboa para receber os navios de cruzeiros e turístas do futuro. Representa também a reafirmação dos estaleiros europeus apostados na construção de navios especializados, como os de cruzeiros.
A NCL é uma das mais importantes companhias de cruzeiros da actualidade, depois dos gigantes Carnival Corporation e Royal Caribbean, com as suas múltiplas empresas e mercados, a par com a MSC. 
Trata-se de navios de grandes dimensões, com 143.000 GT e capacidade para 4.000 passageiros, mas é essa a tendência actual, pois quanto maiores os navios, maiores as economias de escala e os lucros. Como reacção a estes gigantes, os poucos sobreviventes clássicos, como o FUNCHAL e outros navios da Classic International Cruises, por exemplo, vão ver valorizada a aposta dos armadores respectivos de os manter em serviço continuando a proporcionar cruzeiros de rosto mais familiar e tradicional.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: