Thursday, May 20, 2010

CULTURA QUER USURPAR MUSEU DE MARINHA?

NÃO, NÃO, NÃO. 
No Museu de Marinha de Lisboa não se mexe. É uma afronta intolerável à Marinha, à Cultura Naval e Marítima e a todos os muitos amigos do Museu e interessados nos Assuntos do Mar.
A divulgação desta notícia no DIA DA MARINHA é ainda mais ofensiva. Querem usurpar as Galeotas para o Museu dos Coches? Querem fazer um Museu da Viagem? Tenham decoro, senhores governantes.
O regime actual tem levado a cabo subrepticiamente uma política desastrosa de destruição das actividades marítimas em Portugal nas últimas décadas em acções que vão desde a liquidação das Marinhas de Comércio e de Pesca à demolição de uma escola profissional moderna, como aconteceu recentemente com a ESCOLA DA MARINHA DE COMÉRCIO E PESCAS no Bom Sucesso. Não está provado que estas acções resultem apenas de incompetência ao mais alto nível.
Destruir o Museu de Marinha, sendo este uma instituição exemplar a todos os níveis e ainda por cima praticamente autónoma financeiramente é atentar contra os mais elementares interesses do País e insultar a Cultura Marítima Nacional. 
NÃO, NÃO, NÃO. No Museu de Marinha de Lisboa não se mexe.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

14 comments:

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Meus Caros Amigos
O processo de permuta de espaços na Cordoaria Nacional (CN) e ala Sul do Mosteiro dos Jerónimos (MJ) teve o seu começo há cerca de dois anos.
Inicialmente, quando começou a ser discutida a transferência do Museu Nacional de Arqueologia (MNA) para os espaços a libertar no edifício da antiga CN, a ideia era que o MNA iria ocupar a Nave da Cocha e alguns espaços adjacentes e, como contrapartida, o Museu de Marinha (MM) ocuparia os espaços libertados no Mosteiro dos Jerónimos (MJ), ou seja, toda a ala Sul, incluindo a Torre Oca (que permite o acesso do exterior ao Pátio Interior do MJ, na dependência do MM).
Esses espaços permitiriam a expansão do MM e a reformulação do discurso da actual exposição permanente, designadamente do núcleo alusivo ao período das descobertas.
Posteriormente a contrapartida para o MM passou a ser apenas a cedência da Torre Oca, uma vez que o restante espaço seria destinado a receber uma exposição, a criar, sobre "A Expansão da Cultura Portuguesa no Mundo através da Viagem das Descobertas Marítimas", com recurso a objectos relacionados com os Descobrimentos e que actualmente integram a exposição permanente do MM.
Tomou-se agora conhecimento da intenção do MDN e do MC de criarem um novo museu para albergar a dita exposição, a qual, para além de integrar objectos da exposição permanente do MM, incorporará também o próprio Museu de Marinha!
Considero que tal decisão, a ser tomada, é em si mesma absurda e inaceitável! Tenho esperança que a sensatez prevaleça na resolução deste assunto.
Como oficial da Armada e como antigo director do MM expresso a minha profunda revolta perante tal hipótese e uma enorme preocupação pelo futuro do "nosso" Museu.
Exorto todos os Marinheiros a cerrarem fileiras para impedir o desaparecimento do Museu de Marinha!

Carta de um antigo Director do Museu de Marinha inserida no facebook

(http://www.facebook.com/LUISMIGUELCORREIA#!/group.php?gid=123461121011227&v=wall)

CAP CRÉUS said...

Contem comigo!
cambada de palhaços incultos!

Carlos Henriques said...

NÃO VAMOS PERMITIR ESSA ENORMIDADE...

Carlos Henriques

joao-carioca said...

Caro L.M.Correia
Já está a correr na net uma petição contra esta enormidade: http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2153
Se fôr preciso fazer uma manif contem comigo. Vou interceder junto do meu clube (ANL) para se manifestar.
Um abraço

Eugénio said...

Como costuma dizer um amigo meu: cambada de azeiteiros!

Raquel Sabino Pereira said...

Uma Ministra da Cultura que afirma, na secção cultural de O Expresso, que desde que assumiu funções governativas deixou de tocar piano, demonstra a sua enorme incompetência para ambas as actividades, uma delas pagas por nós.

E nós, o Povo, os cidadãos, os administrados, NÃO QUEREMOS QUE ELA CONTINUE COM A PASTA DA CULTURA!!!

Por um lado, deveria tocar piano. Mais: deveria por um piano no átrio do Ministério dela e TOCAR!!!!

Por outro, deveria demonstrar ser possuidora de maior nível de cultura marítima e sobretudo demonstrar maior respeito pelas culturas marítimas, ribeirinhas, fluviais e de Alto Mar.

Para a RUA já!!!! De preferência numa galeota, para o Museu dos Coches!!

Rui Amaro said...

Caro Luis Miguel Correia
Mas que (IN)CULTURA. e nota-se mesmo que não tenhem um "pingo" de cultura.
Os nossos (des)governantes parecem-se mesmo com os naufragos daquela embarcação com água aberta denominada IMCOMPETENCIA que se estava a arriar para o fundo, e nem competencia tinham para pedir socorro.
Tratem é de incentivar os empresários a virarem-xe para as actividades maritimas. nomeadamente a Marinha Mercante, com bandeira nacional ou de conveniência, como as outras nações o fazem. Ainda bem que temos os Pascoais de Ilhavo com SMM e o ARGUS.
Devem é restaurar a Escola da Marinha de Comércio e Pescas e mandar a Fundação que para lá está ou vai, que a levem para o museu dos Coches.
Veja-se aqui no Porto, fora um pequenissimo museu na Afurada, não temos nada relacionado com o mar ou transportes maritimos, há o Museu dos Transportes (ala leste do antigo edificio da Alfandega, mas no que respeita a transportes maritimos apenas na biblioteca "e" da Alfandega é que há publicações disponiveis para consulta publica. O n/ mutuo amigo e shiplover Francisco Cabral em tempos insurgiu-se sobre esse facto, mas não adiantou nada.
A n/ armada e outras instituições ligadas ás actividades maritmas devem-se manifestar.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro - Porto

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Cap Créus,

Obrigado pela disponibilidade e presença assídua aqui no BNM. Vamor precisar dos esforços de todos...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Carlos Henriques,

É de facto uma enormidade despótica, desonesta e gratuita. Governar na situação actual implica rigor e respeito pelos cidadãos de forma redobrada, mas com atitudes destas parece que o Governo quer aumentar as tensões e inventar conflitos desnecessários. O pressuposto em sí de querer acabar com o Museu de Marinha é uma verdadeira canalhada...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Obrigado, João Carioca pelas informações e por ir sensibilizar a ANL. Estamos disponíveis para colaborar...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Viva, Eugénio,

Pior que azeiteiros, com mil milhões de macacos...

A atitude é inqualificável. Dois anos de negociações e uma facada destas. Por mim a CORDOARIA NACIONAL permanecia na Marinha também...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Sailor Girl,

Muito expressiva, só não concordo que a Ministra Pianista utilize uma galeota, olhe que quem usou uma pela última vez foi Sua Majestade a Rainha Elizabeth II na sua primeira visita a Portugal.

Uma Ministra destas nem o carro ofcial com motorista merece, muito menos a nossa consideração. Não sei por que razão tradicionalmente os governantes PS tratam tão mal a Marinha e o Mar... Não fazem bem algum ao País com estas atitudes e não ganham nada em indignarem desta maneira o sector "maritimo cultural" nacional... Resta-nos exprimir de todas as formas activas possíveis uma indignação sem limites... A sua ajuda será preciosa...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Caro Rui Amaro,

Tem toda a razão no que diz. Uma vergonha completa.

Conheço bem a história do Museu aí da Alfândega do Porto, acompanho a militância do nosso ilustre Amigo Sr. Francisco Sequeira Cabral...

CAP CRÉUS said...

A senhora pode ir tocar piano para o atrium saldanha. Está lá sempre um senhor ao final do dia a fazê-lo!
É que nem pensar numa coisa destas!
Fartinho que em comam as papas em cima da cabeça, fazendo tudo o que lhes apetece!
Arranjem mas é a cobertura da ala da Marinha Mercante!
Incultos!!
Tudo a fazer barulho!