Sunday, February 28, 2010

DOIS ONYXes no mesmo dia....




Vejam lá a minha sorte: fui à pesca rio acima, Tejo abaixo, máquina preparada para o que desse e viesse e eis que pesquei dois ONIXES no mesmo dia, ambos a apenas cerca de 1 milha de distância.
Atracado à Estação Marítima da Rocha - pela primeira vez, pois este paquete ferry de 1966 nunca se dignara fazer-nos uma visita antes - fotografei o navio de passageiros moribundo ONYX, que arribou a Lisboa a 16 de Fevereiro com aflições várias e é suspeito de estar a fazer a derradeira viagem rumo à praia de Aliaga, na Turquia, onde são desmantelados muitos dos navios velhos cuja robustez não aconselha uma tirada maior até Alang.
Mais a jusante, estava o navio-tanque sueco ONYX, fretado à Sacor Marítima, a abastecer de combustível o navio graneleiro SEA SWIFT, fundeado no quadro ocidental.
Quanto ao paquete ONYX, consta que foi comprado por um cidadão turco para sucata. Como os fundamentalistas ecológicos agora descobriram os perigos para o ambiente da actividade de desmantelamento de navios, todos eles a abarrotar de produtos cancerígenos e amiantos diversos, num verdadeiro pacto final com o Belzebu, os sucateiros internacionais procuram ser discretos com as suas presas e assim fazem circular a intenção de proceder à recuperação do navio num estaleiro remoto do Dubai ou da Turquia. No final a manobra é sempre a mesma: proa perpendicular à praia, toda a força a vante até ao encalhe. Este ONYX com aspecto de condenado era o ferry FENNIA da Silja Line, construído em 1966, no mesmo ano do BLACK PRINCE.
Quanto ao ONYX da Sacor Marítima, este armador sem navios faz 50 anos a 30 de Março, pelo que apesar de já não ter frota própria, o melhor é "não bater mais no ceguinho". Que pena a GALP não gostar de navios nem do mar...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: