Tuesday, December 22, 2009

POSIÇÃO DOS PAQUETES PORTUGUESES




O mau tempo que se tem feito sentir na região de LISBOA poderá estar na origem de um fenómeno pouco vulgar de regresso ao passado.
Seguia esta manhã pelas Janelas Verdes quando deparei com os paquetes SANTA MARIA e VERA CRUZ atracados no cais da CCN, à Rocha do Conde de Óbidos. Com efeito, o SANTA MARIA chegou de Vigo ao amanhecer vindo da América Central, Canárias e Madeira. Larga novamente a 29 de Dezembro em cruzeiro de Fim de Ano ao Funchal. O seu irmão VERA CRUZ encontra-se em Lisboa desde 15-12 data em que chegou de Luanda com 931 passageiros e carga geral. Sai novamente para Luanda e o Lobito a 27-12.
Os restantes paquetes da Companhia Colonial estão a fazer as suas viagens habituais na carreira de África: o IMPÉRIO largou de S. Tomé a 16 para o Funchal (23-12), o seu gémeo PÁTRIA saiu de Moçamedes a 19 para Cape Town (22-12), o INFANTE DOM HENRIQUE chegou à Beira a 20 procedente de Lourenço Marques, enquanto o UÍGE largou de Luanda a 12 para Las Palmas (21-12), exactamente na mesma data que o ÍNDIA, da Nacional, que também chegou a 21-12 a Las Palmas procedente de Luanda.
Quanto aos restantes paquetes da CNN, o PRÍNCIPE PERFEITO fez escala no Funchal na noite de 21 para 22-12, largando para Luanda (28-12); o ANGOLA está em Lisboa desde o dia 18, saindo a 21 para o Funchal (22-12); o MOÇAMBIQUE chegou a Nacala a 20-12 ido da ilha de Moçambique; o NIASSA chegou ao Lobito a 21-12 ido de Luanda; o TIMOR largou de Aden a 15 para Singapura (26-12) e o QUANZA largou a 17 do Príncipe para a Praia (24-12). Os paquetes costeiros LÚRIO e ZAMBÉZIA estão a operar na costa de Moçambique.
Quanto aos navios de passageiros da Sociedade Geral, o AMÉLIA DE MELLO saiu do Lobito a 21 para Luanda (22-12), o ALFREDO DA SILVA está em Lisboa desde 16-12 e sai a 26 para o Funchal e S. Vicente; o MANUEL ALFREDO entrou em Lisboa a 22-12 vindo da Guiné fretado ao Ministério do Exército para transporte de tropas e material de guerra. O ANA MAFALDA saiu de Setúbal a 21 para Lisboa (22-12) no regresso de uma viagem ao Norte da Europa e o RITA MARIA largou do Tejo a 18 para S. Vicente (23-12).
Por último, a posição dos paquetes da Empresa Insulana de Navegação: o FUNCHAL continua imobilizado em Lisboa desde 3 de Julho, fundeado no Mar da Palha com avaria nas caldeiras; o ANGRA DO HEROÍSMO está a navegar de Ponta Delgada para Angra (21-12), enquanto o decano da frota, o velho LIMA segue viagem de Ponta Delgada, de onde largou a 18 para Lisboa (22-12). O CARVALHO ARAÚJO saiu do Funchal a 19 para Lisboa (21-12). O PONTA DELGADA chegou a Ponta Delgada a 20-12 ido de Lisboa enquanto o CEDROS entrou em Lisboa a 20-12 procedente dos Açores.
Ah!, olhando agora para o calendário, reparo agora que hoje é dia 22 de Dezembro de 1966. Aqui fica a posição de todos os nossos 26 paquetes...
Fotografias: de cima para baixo, os paquetes portugueses VERA CRUZ, TIMOR, ALFREDO DA SILVA e CEDROS, quatro das 26 unidades da nossa frota actual.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

CAP CRÉUS said...

Gostei!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Ainda bem, Cap Créus,

Tenho muitas saudades destes navios, tão mal aproveitados. Alguns ainda podiam estar a navegar. Ficou o FUNCHAL...

Luis Filipe Morazzo said...

Só faltou saber onde parava o "28 de Maio".E esta hem??
Feliz Natal e que o Ano 2010 possa trazer mais paz e saúde para todo mundo e que a tua inspiração para manter este magnífico blogue, não acabe nunca.

Um beijinho especial à maruja Inês

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo