Sunday, November 29, 2009

Transporte GIL EANNES (I) na Gronelândia

Transporte NRP GIL EANNES fotografado na Gronelândia pelo Cte. António José Martins durante uma das inúmeras missões de apoio logístico à frota bacalhoeira nacional em que o navio e a sua guarnição prestaram inestimáveis serviços a bem da causa pública, vocação da nossa MARINHA DE GUERRA honrando o lema do Infante - "Tallent de Bien Faire". Sempre...
O primeiro GIL EANNES é um navio histórico do século XX um tanto esquecido. Fez parte do conjunto de navios alemães apreendidos em 1916, serviu a frota dos TME como navio de comércio e nessa qualidade fez a carreira da Madeira e Açores como paquete, foi depois transferido para a Marinha de Guerra e mais tarde para o Grémio dos Armadores da Pesca do Bacalhau, sendo substituído em 1955 pelo navio-hospital GIL EANNES (II).
Recomenda-se a leitura do livro do Cte. Carlos Amorim Loureiro sobre a história deste navio, obra de grande qualidade que merecia uma reedição.
Fotografia enviada pelo nosso Amigo Sr. Nuno Bartolomeu, a quem uma vez mais agradecemos o interesse pelo Blogue dos Navios e do Mar e as visitas regulares.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

Ricardo Matias said...

Esperemos que a Comissão Cultural de Marinha, que proceda à reimpressão desta obra, como tem feito com outras.
Um exemplar virá substituir a versão fotocopiada na minha estante.

Ricardo Matias