Friday, October 23, 2009

À ESPERA DE DOM SEBASTIÃO


No discurso de flutuação do navio-tanque ROCAS em Viana do Castelo, no ano de 1964, o presidente da SACOR referiu o Sol português incarnado em duas personagens sagradas que trabalhavam dia e noite, uma em S. Bento, a outra em Belém, a Bem da Nação.
Tão grandes esforços e dedicação não expurgaram a Pátria de dificuldades várias e hoje há quem continue a aguardar a chegada de Dom Sebastião.
Ainda na semana passada fotografei o Tejo envolto em misteriosa neblina, mas sem a sorte de registar esse ansiado momento regenerador.
Mesmo sem Dom Sebastião vamos ter a partir de segunda-feira novo Governo, o XVIII "constitucional" desta nossa terceira república. Para além de muitas outras áreas, estão em aberto os assuntos do MAR, que nos últimos anos entraram no léxico do politiquês correcto sem no entanto se ir além da rebentação da praia. Há que tratar o MAR e a MARINHA com dignidade acrescida, mas olhando para o novo governo, o Mar já foi despromovido por ausência. Será que se vai manter numa pequena prateleira do MINISTÉRIO DA DEFESA, ou é desta que segue o rumo das pescas, é metido no MINISTÉRIO DA AGRICULTURA e depois com o futuro SIMPLEX 2010 se evapora, ao mesmo tempo que se procede à demolição da Escola Náutica para aí se edificar um anexo da Fundação Champalimaud?
Para já fica o benefício da dúvida face aos novos cavalheiros e votos de muitos sucessos...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

Anonymous said...

Apenas uma observação: o Ministério da Defesa Nacional mantém a sua actual designação. O ainda actual Secretário de Estado é que é da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar. E quem sabe se os Assuntos do Mar não irão mudar de tutela? Aguardemos ...

Nadinha said...

Receio que este nevoeiro ainda só sirva para esconder a ausência de D. Sebastião e de tudo o que nos seria restituído pela sua presença.