Monday, August 18, 2008

Site dedicado ao NRP ÁLVARES CABRAL de 1959

Descobrimos este interessante sítio da internet dedicado à Fragata Álvares Cabral de 1959 e recomendamos a sua visita. Carregar aqui...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

7 comments:

Ricardo Matias said...

Belo site, já estive a dar uma olhada, muito interessante, vou ver em detalhe.
Parte das histórias passadas no "corredor da Beira", já as tinha ouvido do meu comandante nas longas noites na Guiné, por na comissão anterior ter estado embarcado no Bartolomeu Dias.

Ricardo Matias

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Concordo contigo, Ricardo, e é um prazer descobrir outras pessoas interessadas na história dos nossos navios...

LMC

Anonymous said...

Caro Luís,
Segui a sugestão e visitei o blog em conformidade. É a meu ver uma recolha de informação valiosa sobre a história do navio, no país e nas Colónias.
Apenas uma achega; o navio entrou em Leixões a 29.11.1949, na primeira escala em portos nacionais, vindo directamente de Inglaterra e encalhou nessa tarde.
Esteve sentado ou sobre pedras ou chapas do paquete "Orania", durante algumas horas, até à subida da maré. Rebocado seguiu para o cais da doca Norte, onde
constataram ausência de avarias.
Na manhã do dia seguinte o navio foi visitado por quadros superiores da Armada. Saíu ainda nesse dia com destino a Lisboa, antes da viagem prevista para Angola.
Por curiosidade a coincidência da nova "Alvares Cabral" também ter visitado Leixões, em viagem directa desde o estaleiro Alemão, onde pode ser apreciada pelo Estado Maior e pelos representantes da imprensa, tendo acto contínuo seguido para a base do Alfeite (foto disponível).
Um grande abraço,
Reimar

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Reimar,

Obrigado pela sua visita e comentários, graças aos quais já fiquei a saber mais alguma coisa.
Volte sempre.

LMC

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Reimar,

A data da visita inicial a Leixões não pode ter sido em 1949 (gralha?) mas sim 10 anos depois, em 1959, quando foi comprada.

Anonymous said...

Obrigado a Reimar,por me facultar,informação para mim desconhecida,sobre a fragaa álvares cabral.
António Moleiro.

Anonymous said...

Para Reimar.
O livro setents e cinco anos no mar,1910-1985,do CMG- José Agostinho de Sousa Mendes,indica que a Álvares Cabral,entrou no porto de leixões,fundeando de seguida em 28-11-1959.
O comentário de Reimar,assinala o encalhe do navio a 29-11-1959,ao entrar no porto de leixões.
Sabendo que Reimar é um historiador sobre navios,pedia-lhe o favor de me descrever, o encalhe,para que possa alterar o historial do navio no blogue.
agradecendo antecipadamente.
António Moleiro