Wednesday, August 27, 2008

MIRCEA no Tejo 2008-08-27


O Navio-escola MIRCEA entrou hoje em Lisboa, cerca das 10h00, para uma visita de rotina, e está atracado em Santa Apolónia até ao próximo Sábado, 30 de Agosto.
Construído em Hamburgo no estaleiro Blohm & Voss segundo os planos do GORCH FOCK de 1933, o MIRCEA arma em barca de 3 mastros, sendo muito semelhante ao nosso Navio-escola SAGRES. Foi entregue à Marinha da Roménia em Março de 1939.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

Ricardo Matias said...

O Mircea é um velho conhecido do Tejo. Nos anos trinta passou por cá a caminho da sua base.
Em meados dos anos sessenta, esteve fundeado no Mar da Palha meses a fio, nunca percebi porquê, lembro-me que já fazia parte da paisagem e do casco cor cinzento navio de guerra.

Ricardo Matias

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Ricardo,
Sabia da visita do MIRCEA em 1939, vem numa REVISTA DE MARINHA, mas não fazia ideia dessa estadia no Mar da Palha. Deve ter sido antes de o navio ter sido modernizado pelo estaleiro construtor em 1966 em Hamburgo, não?
Lembro-me deste navio ter passado por cá por volta de 1977 ou 1978, numa altura em que os navios de guerra estrangeiros de visita atracavam muitas vezes à Doca da Marinha.

LMC