Wednesday, August 06, 2008

ANALFABETISMO MARÍTIMO e NAVAL




















V
ale a pena ler este artigo do Sr. Almirante Vieira Matias (fazer click sobre o texto ao lado para ampliar e ler) acerca de declarações infelizes do actual Ministro da Economia sobre a compra de submarinos por Portugal.
Sem querer repetir os argumentos do Sr. Almirante que merecem total concordância, gostava de acrescentar alguns aspectos, na qualidade de cidadão indignado com o actual estado de coisas a que chegaram os assuntos do Mar em Portugal.
Para começar parece-me óbvio que o Sr. Ministro Pinho não reune condições para o desempenho do cargo que vem ocupando. O Mar tem obrigatoriamente que ser visto como prioridade em qualquer política de desenvolvimento da economia e não é aceitável de um alto responsável com uma pasta chave um nível de ignorância tão elevado e atrevido desconhecimento.
O longo processo de substituição dos submarinos da Quarta Esquadrilha, que se arrasta há anos demasiados é por si ofensivo da dignidade da Marinha, dos cidadãos interessados nos Assuntos do Mar e da eficiência que se exige à Governação. Precisamos de submarinos urgentemente e dois não são suficientes. O mínimo são três unidades, para que haja sempre uma no activo.
Neste momento temos um, o NRP BARRACUDA, que serve o País há 40 anos, e que vai ser abatido em 2009, havendo um lapso de tempo, até 2010 em que a Marinha Portuguesa não terá quaisquer submarinos em serviço. Não deveriamos nunca ter reduzido a esquadrilha das quatro unidades originais para as três que duraram mais que quaisquer submarinos congéneres nas Marinhas Europeias. Queremos mais submarinos, e também navios de superfície modernos e adequados às necessidades do País. Urgentemente. É uma vergonha obrigar as guarnições de navios como os da classe CACINE, por exemplo, ao cumprimento de missões de interesse público, quando estas unidades, de que restam 4 no activo, foram concebidas nos anos sessenta para operar no Ultramar, em África. Muitos outros exemplos se podiam referir...
Mas o Mar tem muitas outras vertentes fundamentais para além da Defesa: é urgente fomentar a Marinha de Comércio, hoje quase desaparecida. É fundamental relançar estas actividades associadas ao crescimento da Indústria Naval, pondo os estaleiros a funcionar de forma mais competitiva, com uma maior carteira de encomendas para o mercado interno. Somos totalmente dependentes do estrangeiro em termos de transportes marítimos, repetindo erros do passado que custaram muito caro ao País.
O Sr. Ministro Pinho não é obrigado a gostar de Navios e ou do Mar. Mas tem obrigação de servir o desenvolvimento e os interesses do País. E tudo isso passa pelo Mar para lá das praias, albufeiras e peixinhos. A realidade é ainda mais grave, pois o Ministro da Economia transmite uma visão de ignorância alargada da sociedade portuguesa actual face ao Mar. Há que alterar este estado de coisas a bem de todos.
E aqui para nós, para além do que acima ficou exposto, os submarinistas portugueses são uma élite merecedora do maior respeito e consideração. Não merecem tanto analfabetismo marítimo-governamental...
O assunto está aberto a comentários abaixo... Luís Miguel Correia
Texto do Sr. Almirante Nuno Vieira Matias publicado no Diário de Notícias de 2008-08-02 / Comentários indignados de L.M.Correia, cidadão independente, sem qualquer ligação formal à Marinha para além de gostar de Navios e do Mar. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

9 comments:

MANOEL TELLO PYRES said...

A incompetência aos mais altos níveis torna-se uma forma de tirania num País em que os impostos para alimentação do sistema são muito elevados e injustos... E parece que não conseguimos sair do ciclo de semi-terceiromundismo a que nos temos habituado.

MANOEL TELLO PYRES said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

A nossa costa é fundamantal defender, não só daqueles que nos querem invadir, mas tambem de todas as drogas que entram via maritima pelo nosso país dentro, a caminho da Europa. Santa ignorância Srº Ministro
Um abraço Rubem

LUIS MIGUEL CORREIA said...

A importãncia e o alcance dos novos submarinos portugueses ultrapassa muito a defesa da costa e o combate ao crime multinacional e tráfico de drogas. Passa pelo desenvolvimento tecnológico e por um importante pacote de contrapartidas que beneficiam a indústria e a economia portuguesa.
Ao abrigo das contrapartidas da construção das fragatas da classe VASCO DA GAMA os Estaleiros de Viana do Castelo fartaram-se de construir navios de comércio para armadores alemães, por exemplo...
O salto tecnológico imposto pela introdução dos novos submarinos tem efeitos benéficos na economia. O Sr. ministro Pinho tinha obrigação de conhecer estes assuntos e dinamizar as potencialidades abertas para a economia nacional pela existência de um programa de contrapartidas associado à construção dos submarinos na Alemanha.
A Indústria Naval devia estar mais desenvolvida na vertente militar, permitindo termos sempre meios navais actuais e dinamizando a exportação de navios de guerra. Vejam o que se faz em Espanha neste campo, que até um porta-aviões já conseguiu exportar para a Tailândia. Vejam-se as vantagens que a Espanha conseguiu na sequência da construção de corvetas para a Marinha portuguesa em 1970-1975 (9 navios), encomenda que teve continuidade com a construção de unidades derivadas das nossas para a Marinha de Espanha e para diversas marinhas de países Árabes...
Será que vamos persistir na cegueira de ninguém querer ver as coisas de forma razoável? Ou será que a ideia é o último a sair apagar as luzes?

Luis Daniel Vale said...

Há mais de um ano que se começou a falar no hiper-cluster do Mar, sector económico que passaria a ser a área principal de investimento em Portugal. Alguém é capaz de me dizer algo realmente importante que tenha sido feito?

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Não foi feito nada para além de actos avulsos inconsequentes. Ninguém ao nível dos decisores parece saber fazer algo ligado ao Mar. Há uma coisa em vias de ser concretizada: vão encerrar a Escola da Marinha de Comércio e Pescas em Pedrouços para no local ser feita a sede da Fundação do Champalimaud. Grande golpada, não?

Anonymous said...

Que benevolente é o Contra-Informação quando retrata este "Manelzinho" Pinho.

É absolutamente incrível que Sócrates mantenha este senhor como ministro. É mais um que ajuda ao descrédito da dita classe política!!! Só neste país.

Ou será que o PM quer estar acompanhado de tal personagem, para ter uns momentos de rizada, quando o actual Governo -já que o post é sobre os subamarinos- fôr ao fundo ? Deve ser isso...

Anonymous said...

Infelizmente o Sr. Ministro da Economia já nos tem vindo a habituar no que diz respeito a tiradas infelizes. São tantas que neste momento nem consigo contabilizá-las a todas, a que se vem agora juntar mais esta demonstração de pura ignorância e leviandade.

Um abraço de Cacilhas ao Luís Miguel Correia por nos manter informados e diria mesmo deliciados com o seu blog.


Carlos Jorge "Charlie Golf" Gomes
(Fórum 9G's em www.falcoes.net/9gs)

Anonymous said...

Mas será que alguém ainda se espanta com a ignorancia,o afastamento e o despudor com que o actual ministro,e todos os que lhe antecederam em todas as pastas,demonstram para com os assuntos verdadeiramente importantes do País?
A mim .pessoalmente já nada me espanta vindo da classe politica,seja de que nivel for,pois essas criaturas vivem num universo paralelo,que nada tem a ver com o País real e as suas necessidades.