Friday, March 14, 2008

ISLAND ESCAPE refiting at the m.s.LISNAVE Setubal yard



The cruise ship ISLAND ESCAPE arrived at Setubal, Portugal on 8 March for a short period of drydock and refit following a positioning crossing from Santos with a stop at Las Palmas for bunkers. I noticed some damage to her bow. She sails from Setubal on 16 March bound for Palma de Mallorca and another season of Mediterranean cruising for Island Cruises.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

Paulo Farinha said...

Viva! caro Luís Correia
O meu comentário não etá relacionado com esta postagem.
Então...vai embarcar no "Volcan de Tijarafe" em Portimão com destino ao Funchal? recomenda-se!
A partir de meados de Junho, até ao fim de Setembro, com frequência semanal.
Bom fim de semana
Paulo Farinha

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Caro Farinha,

Não sei qual é a estratégia do armador Canário, mas se a ideia é captar o tráfego Continente - Madeira, a maioria desses potenciais passageiros não estarão no Algarve...
Lisboa deverá ser a opção correcta, o que está ao alcance de um navio com uma velocidade de serviço da ordem dos 23 nós...
A Madeira foi servida pontualmente pela navegação de passageiros estrangeira ao longo de toda a década de cinquenta, e essa prestação nunca passou disso mesmo,
um fenómeno pontual. A entrada da Armas neste tráfego a título experimental é positiva, mas não resolve o problema da ligação marítima com a Madeira que deveria ser vista como um serviço público, nos mesmos moldes em que funciona a carreira Funchal - Porto Santo. Outras expressões serão sempre folclore no sentido em que o problema de fundo se não resolve.
Eventualmente experimentarei o ferry mas se este ficar baseado em Portimão, o custo de fazer a viagem a partir de Lisboa com o carro e as portagens e o combustível não justifica essa viagem como opção mais económica.
Espero que esta experiência sirva de incentivo a iniciativas nacionais no sentido de se colmatar um nicho de mercado que na minha opinião devia e poderia ser preenchida por um armador madeirense, havendo para tanto empenho associado a determinadas vontades políticas...
Desejo entretanto o maior sucesso à ARMAS, ou pelo menos que, se optarem pela opção Algarve, não sejam vistos pelos interesses hoteleiros e outros locais como sabotadores do turísmo algarvio. Foi esta atitude que tiveram há uns anos quando um armador português posicionou um navio de passageiros RO-RO a fazer viagens regulares para Tanger. Chegaram à brilhante conclusão que o ferry ia roubar os turistas aos hoteis e à economia local e toca de criar todos os entraves possíveis e imaginários, no que ficámos todos a perder, vítimas de um analfabetismo marítimo de longa data. E a ignorância sempre foi atrevida...

João Rocha said...

Senhor luis correia eu trabalho nos estaleiros da lisnave se quiser ver o Island Escape na doca seca da lisnave veja o ao meu blog (barcosdoriosado.blogspot.com)

João said...

Olá
Ontem fui velejar e passei por alguns navios. Como sempre faço, vim à Internet saber mais sobre as naves e encontrei seu interessante blog. Já o adicionei aos favoritos.
Abraço
João, Rio Grande, extremo sul do Brasil - 23° S, 52° O