Monday, March 31, 2008

A Fragata e o Professor de Matemática
















A
fragata NRP COMANDANTE ROBERTO IVENS foi a terceira da classe JOÃO BELO a integrar a nossa Marinha de Guerra no final da década de sessenta, e a primeira a ser abatida na sequência de um acidente durante um exercício no Mediterrâneo em que avariou gravemente a proa...
Esta fotografia da ROBERTO IVENS foi-me oferecida em 1972 por um professor de Matemática, Dr. Pratas, ainda me lembro do nome. Era um excelente professor e além de saber transmitir os conhecimentos, era exímio na manutenção da disciplina. Ouviam-se as moscas nas suas aulas, e ainda bem que assim era pois mais tarde tive a experiência oposta...
Frequentava um liceu de Lisboa colocado estrategicamente junto ao Tejo e já na época me interessava por navios. A opção por aquele liceu resultava essencialmente da proximidade com o rio e os navios. Infelizmente nesse ano a distribuição de carteiras na sala de aula não me favoreceu e assim fiquei numa das filas do meio, longe das janelas e da vista panorâmica. Nos anos seguintes tive sempre janela, mas dessa vez não foi assim. Não via os navios mas conseguia ouvir os seus apitos e muitos navios eu conhecia pelos apitos. Uma tarde a meio de mais uma aula de matemática ouviu-se o rebocador MUTELA a despedir-se do paquete PÁTRIA, ambos da CCN. A sinfonia distraíu-me e automaticamente fiquei mais irrequieto do que o habitual, não resistindo a tentar espreitar lá para fora, pondo-me meio em pé.
Essa alteração de comportamento, ainda que silenciosa não passou despercebida e à segunda tentativa o Professor perguntou:
- O que se passa, Sr. Luís Miguel?
Respondi com sinceridade: - É o MUTELA a despedir-se do PÁTRIA, desculpe...
- Mais uma distracção e vai para a rua...
O respeitinho era uma coisa muito bonita e não pestanejei mais.
Dias depois, no final de mais uma aula, o Professor Pratas mandou sair todos mas chamou-me à sua secretária com o ar mais sério possível. Esteve o minuto mais longo da minha vida a arrumar os papeis, meteu na pasta, etc..., e depois retirou esta bela fotografia que me ofereceu, dizendo que fizera parte da sua guarnição.
Fiquei muito sensibilizado e nunca mais esqueci este Professor de Matemática que era bom professor e gostava de navios e do mar. Disse-me ainda que só não tinha ido para a rua porque de facto reconheceu que eram mesmo o PÁTRIA e o MUTELA que apitavam. Teve respeito pelo meu entusiasmo marítimo. Já não há professores assim...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

10 comments:

Raquel Sabino Pereira said...

Que ternura! Este é dos posts mais lindos que li neste blogue!...

Joao Quaresma said...

Bela história e bela fotografia. Obrigado por partilhá-las.

paulorenato said...

Recordar eh viver de novo,nao eh Sr.Luis,eu tambem recordo-me de apanhar das boas,so porque nao resistia a ir ver ah janela os navios a sair do porto e a ouvir aquela sinfonia linda,o pior era depois,mas nao me importava,jah tinha tomado o remedio de alma...
Obrigado por este momento de saudade..
Um abraco
Paulo

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Sailor Girl,
Esta fotografia é das mais antigas da minha colecção. Apareceu agora numa inspecção pormenorizada ao paiol de imagens aqui da fábrica de sonhos marítimos...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

João Quaresma:
Obrigado pela visita e pelo comentário. Acrescento que era uma bela fragata COMANDANTE ROBERTO IVENS. Na altura eram as melhores que tinhamos...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Paulo Renato,

Tenho muitas boas recordações associadas a navios ao longo da minha vida. E já vi tantos navios... Tem razão, recordar é viver um pouco mais. Quando penso nos apitos do paquete PRINCIPE PERFEITO em dia de saída para viagem, parece que volto a ouvir tudo de novo, o navio a largar para mais uma viagem... Eram todos tão bonitos e imponentes, parecia que durariam para sempre....e afinal é tudo tão breve nesta vida...

Raquel Sabino Pereira said...

Vita brevis, Ars longa...

Pinheiro said...

eu também tenho uma forte atracçao por navios desde pequenino, tinha 5 anos ja ia com o meu tio na lancha de pilotos ao mar uscar os navios! adorava toda aquela agitaçao, e ver o navio...! agora com 14 anos conto os dias, para que chegue as ferias para ir com o meu tio para os Pilotos. também sempre tive uma forte atracçao pela pesca mas navios.....! ainda este natal recebi varias prendas mas para mim a melhor foi um boné e um polo da escola nautica que o meu tio me ofereceu. mais 4 aninhos e lá estou eu a entrar na escola nautica, para concretizar o meu grande sonho. O mar para mim é algo de muito especial.......

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Pinheiro,

Que bom ler acerca do teu entusiásmo pelos navios e pelo mar. E já com o "H" a servir de identificação... Se calhar devias era usar antes a bandeira "G" que se iça (deve içar, mas ninguém o faz devido ao analfabetismo marítimo crescente mesmo entre as gentes do mar, que vão perdendo muitas tradições por ignorância)antes e significa "Peço um Piloto", sendo substituída pela bandeira "H" (significado "Piloto a bordo") após embarcar o Piloto no navio. Eu por mim usava a bandeira "B" que significa "Carga perigosa / explosivos a bordo", tal a vontade que às vezes tenho de rebentar com isto tudo. Mas fico contente com o teu gosto por quereres ir para a Escola Náutica, desejo que concretizes esse sonho, faças a Escola depressa, encontres navios e trabalho à altura e mais tarde possas ser um bom Piloto...
Se trabalhares muito e gostares a sério de navios e do mar, podes mesmo um dia vir a ser Capitão / Armador, ou criar a tua empresa de navegação. Boa sorte e tudo o que te puder ajudar, contacta...

Mário Pereira said...

Muito bonito.Também tive uma experiencia inesquecivel na escola primária, quando o prof perguntou aos alunos qual a profissão que gostariam de ter quando fossem grandes.Enquanto os meus colegas escolhiam as mais diversas desde bombeiros,futebolistas,motoristas eu fugindo um pouco á regra, disse que queria ser capitão da Marinha.
...Não cheguei a capitão,mas foi com grande orgulho que vesti aquela farda durante sete inesqueciveis anos.