Monday, October 16, 2006

Paquetes inter-ilhas para os Açores

Foi assinado em 21 de Setembro em Ponta Delgada um contrato entre a empresa Atlânticoline, S.A., e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo para a construção de 2 navios de passageiros do tipo Ro-Ro Passageiros e viaturas, destinados ao serviço inter-ilhas nos Açores. A entrega dos navios está prevista para Abril e Junho de 2008 por forma a que nesse ano as ligações marítimas entre as Ilhas açoreanas já possam ser asseguradas com as novas unidades. O contrato traduz-se num valor de 50 milhões de Euros e este projecto tem uma comparticipação financeira da União Europeia.
A Atlânticoline é uma empresa criada pelo Governo Regional dos Açores para construir e deter a propriedade dos navios, estando prevista a sua operação por um operador privado, devendo a concessão dos navios ser atribuída em concurso. Os navios estão projectados à medida para operar nos portos dos Açores, que apresentam restrições ao tamanho dos navios e sua configuração, nomeadamente a necessidade de as viaturas embarcarem via portas laterais.
O primeiro navio - Construção 258, terá capacidade para 750 passageiros e 140 automóveis, com uma velocidade de serviço de 19 nós. Apresenta as características principais seguintes: Dimensões: comprimento fora-a-fora: 97 m, comprimento entre perpendiculares: 85 m, boca: 18 m, pontal ao convés: 7 m, calado: 4,6 m. Máquinas: Sistema de propulsão Diesel Eléctrico com propulsores azimutais (o que lhe permite operacionalidade nos diversos Portos dos Açores). Terá uma tripulação de 40 elementos e classificação Lloyd´s Register of Shipping “Classe conforto” – PCAC 33.
O segundo navio - Construção 259, terá capacidade para 394 passageiros e 32 automóveis, com uma velocidade de serviço de 17 nós, devendo operar principalmente no Grupo Central. Apresenta as características principais seguintes: Dimensões: comprimento fora-a-fora: 60 m, comprimento entre perpendiculares: 52,50 m, boca: 12 m, pontal ao convés: 7 m, calado: 6,3 m. Máquinas: Sistema de propulsão: 2 motores com linhas de veios e hélices de passo variável.
Notícia de Luís Miguel Correia. Diagrama cedido pelos ENVC - 2006

1 comment:

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Ilustre Dom Miguel,
Esperemos que a construção destes navios corra bem. Sabes como são as coisas em Viana do Castelo. E não me admiro que os cascos sejam subcontratados fora como aconteceu com o paquete anterior...Que não chegou a obter a classificação "confort class". Por outro lado, não sei até que ponto a propulsão azimutal no ferry maior será fiável, com os problemas que se t~em registado com este tipo de hélices... Se o navio avaria nos Açores e precisar de ser docado vai aonde? A Viana?
Parece que está prevista também a construção de 2 navios de 50 m para substituir os actuais CRUZEIROS...

LMC